O agregado miúdo conhecido como areia é classificado de acordo com sua granulometria (dimensão dos grãos) e pode ser classificado entre grossa (com grãos entre 4mm e 2mm de diâmetro), média (entre 2mm e 0,42mm) e fina (0,1mm e 2mm).
Os minerais são o ponto de partida para qualquer obra sendo a areia e as pedras britadas a base do concreto e de diversas outras massas para construção.
Quando falamos de minerais para obras o principal ponto é sua pureza. Qualquer contaminação causado por armazenagem imprópria ou falta de qualidade na fonte de extração, pode resultar em diminuição da qualidade das massas.
A cor da areia depende muito de sua origem. De todo modo observe a presença da tonalidade rosa em qualquer areia que que venha a comprar. Normalmente essa coloração significa presença de argila ou silte, que comprometem a qualidade final do produto.
Avalie sempre o cheiro de areia e britas. A presença de mal cheiro é um forte indicador da presença de material orgânico que compromete a qualidade dos minerais. Minerais de qualidade não emitem cheiros fortes.
Esfregue sempre um pouco de areia em suas mãos. Se elas permanecerem sujas ao soltar, observe os grãos retidos. Se os grãos retidos forem predominantemente escuros isso indica uma areia de baixa qualidade ou que não foi devidamente limpa.
Preencha metade de uma garrafa Pet com areia. Adicione água deixando algum espaço de ar. Feche e agite vigorosamente por 1 minuto. Deixe descansar por 15 minutos e observe o aspecto da água. Quanto mais clara a tonalidade maior a qualidade da areia. Água turva a representa qualidade questionável.
Areia e britas precisam ser armazenadas sem contato direto com o chão em local onde não existe risco de ser exposto à água da chuva. Estoque seus minerais da forma correta, garantindo a qualidade do resultado final em sua obra.